Como editar um rascunho de um usuário externo ?

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A edição de solicitações é uma função específica para os usuários internos no Sistema de Licenciamento Ambiental da CETESB, para otimizar o atendimento ao público externo permitindo a correção e a atualização de dados fornecidos por usuários externos enquanto está em rascunho.

❗Importante: Ao editar uma solicitação de um usuário externo, ela ficará bloqueada para ele até a finalização da edição. Sugerimos informar ao interessado previamente sobre a edição e o bloqueio. Após finalizar, notifique o interessado de que ele pode continuar com suas alterações ou revisar as mudanças feitas.

1. Acesse o Sistema de Licenciamento Ambiental da CETESB.

2. Visualize os Dados da solicitação.

3. Clique em ‘Editar rascunho‘ e depois em ‘Confirmar‘. Ao acessar a solicitação para editá-la, o usuário externo terá o acesso a essa solicitação bloqueado durante o período de edição.

Observações :

3.1 As solicitações que estão sendo editadas por usuário interno apresentarão o status “em edição”, conforme imagem abaixo:

3.2 Essa solicitação ficará com o botão “editar rascunho” desabilitado para o interessado até o usuário interno concluir a edição:

3.3 Caso o usuário interno inicie a edição de um rascunho que já está sendo editado pelo interessado, o sistema irá bloquear a edição do interessado e apresentará essa mensagem:

Pela razão acima, reforçamos novamente a importância de comunicar o interessado antes de iniciar a edição do rascunho.

4. Agora você tem acesso a todas as informações inseridas pelo usuário externo. Clique em ‘Prosseguir’ até chegar ao campo que precisa de alteração e faça as modificações ou inclusões necessárias.

5. Para salvar e sair da edição, clique em ‘Concluir Edição’ e depois em ‘Sair‘. As alterações serão salvas e poderão ser consultadas em ‘Visualizar histórico’. Ressaltamos que não é possível para o usuário interno finalizar a emissão da Solicitação.

A capacidade de editar rascunhos oferece flexibilidade para realizar ajustes necessários nas solicitações, garantindo que o atendimento ao público e a solução de problemas possa ser executada de forma rápida e eficiente. Após a edição, todas as modificações ficam registradas no histórico, proporcionando transparência e rastreabilidade. Para mais detalhes sobre como as alterações impactam o processo, consulte o histórico de alterações .


Conteúdo atualizado em julho de 2024.